Psicólogo fala sobre os desafios da mulher mãe no século XXI - Ciclo CEAP

Psicólogo fala sobre os desafios da mulher mãe no século XXI

Sobre estar sozinho…
3 de maio de 2012
Seu cérebro pode estar viciado no Facebook
10 de maio de 2012
Exibir tudo

Psicólogo fala sobre os desafios da mulher mãe no século XXI

Mulher Mãe no Século XXI - Blog Ciclo CEAP

Esposa, dona de casa, mãe, profissional. Como ter tempo e habilidade para se dividir entre tantas tarefas?

Desafio que somente as mulheres podem decifrar. Mas, para elas, a maior dificuldade ainda está na hora de dar tchau para o filho e sair para trabalhar.A mulher contemporânea deixou de ser simplesmente a dona de casa e passou a exercer também papel de provedora. O psicólogo Leônio Tomaz fala sobre essa nova versão feminina: “O homem vê a casa como lugar de repouso e a mulher tem como uma espécie de segundo emprego e, às vezes, até mais temeroso. Ela passa o dia inteiro no trabalho e ainda vai cuidar de outros a fazeres, verificar se o filho comeu, cuidar da cozinha, entre tantas outras coisas. E a mulher começou a acumular funções, com isso chega a um nível de cansaço extremo”.

Leônio explica que ao realizar atividades fora de casa, a mulher cria um sentimento de culpa por não ter tempo integral para cuidar do filho, o que ele chama de “desafio da mulher mãe”, e comenta: “Parece que esse ponto de ser mãe é um ponto fundamental para a realização da mulher. Parece que a maternidade grita por socorro, pra que esse sonho seja realizado”.

Mas o perigo maior está quando essa culpa começa a interferir na qualidade educacional. Muitas mães, em nome dessa culpa, têm deixado de educar os seus filhos.

“Ela não se sente no direito de exercer autoridade de mãe e passa a realizar somente as vontades do filho. Pois tem pouco tempo para passar com a criança e não quer brigar, mas proporcionar apenas momentos de alegria. E aí, começa a ignorar algumas coisas errada e a abrir mão de corrigir o filho, porque já se sente culpada”, alertou.

As consequências da falta de limites são identificadas logo no início do período escolar e Leônio Tomaz aconselha mais cuidado, afinal o filhos se constroem adultos, observando os pais.

“Quando ela for ter contato com outras crianças e até professores na escola, vai ficar muito mais difícil para a criança. As mães super protetoras geram filhos inseguros e instáveis, porque está sempre protegendo de tudo e ao mesmo tempo, nunca está errado. Só que num certo ponto, a mãe protege tanto o filho que ele não aprende a se proteger”, explicou.

Leônio Tomaz informa às mães que essa culpa não é necessária e que é possível amar e corrigir. “Minha sugestão é que essa mulher confie e direcione esse amor. E que traga segurança ao lar que vive e não tenha medo de dizer não, porque ao contrário do que muitos pensam, o ‘não’ traz segurança”, orientou.

 

 

Via Diário do Rio Doce

 

 

1 Comment

  1. A mullher e´muito importante porque é ela que cuida que trata que limpa e que da nossa educaçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.