Psiquiatra brasileira tem estudo sobre autismo publicado pela Nature - Ciclo CEAP
PAPO DE PSICÓLOGA
Seminário Gratuito: Papo de PsicólogA
10 de março de 2022
Atendimento de grupos na abordagem cognitivo-comportamental
Seminário Gratuito: Atendimento de grupos na abordagem cognitivo-comportamental
16 de março de 2022
Exibir tudo

Psiquiatra brasileira tem estudo sobre autismo publicado pela Nature

autismo

A médica Mirian Revers Biasão propôs um método computacional que auxilia no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e teve seu artigo divulgado em uma das maiores publicações científicas do mundo

Por Laura Pancini

brasileira e doutora Mirian Revers Biasão teve seu estudo científico divulgado na revista Scientific Report, que pertence a Nature, uma das publicações científicas mais importantes do mundo.

A revista publicou o artigo “Computer-aided autism diagnosis based on visual attention models using eye tracking” (em português, “Diagnóstico de autismo pelo computador  utilizando o rastreamento ocular baseado em modelos de atenção visual”).

No texto, a especialista analisa o diagnóstico não invasivo com suporte computacional em diferentes níveis funcionais e de idades, podendo ser uma ferramenta para facilitar o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Baisão atua há 11 anos em psiquiatria focada na infância e adolescência, com formação pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Baisão também foi assistente de pesquisa no KIND-Karolinska Institutet, em Estocolmo, Suécia, e atualmente ministra o “O essencial para compreender o autismo em adultos”, voltado a profissionais da saúde e áreas biológicas.

Um dos primeiros sinais do TEA é a falta de contato visual. Crianças no espectro tendem a mostrar essa característica já a partir dos seis meses de idade, independentemente do ambiente cultural em que o sujeito está inserido. Por isso, fazer o uso do rastreamento ocular é uma opção para o diagnóstico – ainda mais por não ser invasivo e ser uma opção para qualquer indivíduo.

Fonte: https://exame.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.