Quais são as principais habilidades que precisam ser desenvolvidas pelos psicólogos? - Ciclo CEAP
Ciúme Patológico
21 de junho de 2022
Psicobióticos: os remédios feitos de bactérias que prometem tratar ansiedade e depressão Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/os-psicobioticos/
Psicobióticos
24 de junho de 2022
Exibir tudo

Quais são as principais habilidades que precisam ser desenvolvidas pelos psicólogos?

Quais são as principais habilidade que precisam ser desenvolvidas pelos psicólogos?
É possível falar de várias teorias em psicologia, porém a capacidade de empatia é o maior desafio – e um enorme diferencial – de um psicólogo. Somente sabendo se colocar no lugar do outro que o terapeuta consegue entender e acolher devidamente um paciente. Sem a empatia até mesmo um profissional tecnicamente brilhante pode fracassar.

Em qualquer situação, o paciente precisa se sentir especial, acolhido e em segurança. Mostrar nossa humanidade é parte do nosso trabalho e só isto pode fazer com que toquemos a essência do nosso cliente, seja no consultório clínico, em empresas, nas instituições e na vida.

A coerência ou congruência também é uma característica muito desejada no psicólogo. Ele é um profissional da área humana e da saúde. Descuidos com a própria saúde e posturas humanas inadequadas na vida pessoal são incompatíveis com o objeto de trabalho do psicólogo. Ele não precisa ser perfeito, pois é humano, mas ele deve buscar a sintonia entre a vida pessoal e profissional.

Dentre as inúmeras habilidades humanas e relacionais desejáveis, o psicólogo não pode perder de vista as habilidades técnicas para fazer um bom trabalho. Não existe uma medida matemática para aferir os resultados do serviço do psicólogo.

Os critérios que definem um bom trabalho são subjetivos, e isto confere ao psicólogo uma grande responsabilidade. Adquirir conhecimento constante é um dos principais fatores que vão garantir a qualidade do trabalho e trazer segurança para atuar.
Profissão Psicólogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.