Perdas inesperadas e situações de violência causam transtornos e traumas
25 de novembro de 2011
TDAH desafia pais e professores
12 de dezembro de 2011
Exibir tudo

Qual a importância dos testes psicológicos?

Os testes psicológicos surgiram com o intuito de avaliar uma amostragem do comportamento humano. Por meio dessa amostragem, é possível ter uma visão sobre a tendência do comportamento do indivíduo nos mais diversos ambientes e situações, seja no trabalho, no convívio social, no desempenho das funções familiares. E para cada um desses ambientes ou situações, o teste é específico.

Os testes psicológicos são aqueles que receberam aval do Conselho Federal de Psicologia por atenderem aos requisitos básicos de qualidade e os quais apresentam enquanto objetivo a avaliação de traços psicológicos. Sua importância reside no fato de serem um material auxiliar nos processos avaliativos de forma a complementar a análise de um determinado examinando.

Os testes psicológicos são de uso exclusivo dos psicólogos, sob amparo e resguardo da lei, pois é preciso todo um conhecimento e toda uma preparação para lidar com o material, fazer sua aplicação, apurar os dados e elaborar o laudo

de avaliação.

É muito importante que o psicólogo esteja preparado para aplicar e corrigir os testes, por isso a atualização e a capacitação são fundamentais.

Conheça:

PMK

Teste Pfister

WAIS III – A Escala Wechsler de Inteligência para Adultos

Teste Palográfico

Técnicas e testes de avaliação neuropsicológica

Teste Zulliger

Testes psicológicos e elaboração de laudos

Grafologia

Neuropsicologia – Teoria e prática

zp8497586rq

Os comentários estão encerrados.