O Psicólogo assume papel de importância neste contexto por ser peça fundamental nessa transformação física e também emocional, sua avaliação é requerida pelo Conselho Nacional de Medicina para a autorização da cirurgia e a continuação do acompanhamento é considerada imprescindível para o bem estar e o autocuidado do paciente.
Durante as fases do processo o psicólogo atua de forma diferente, mas sempre com foco preventivo e educativo.
O acompanhamento humanizado é necessário desde a fase inicial ou pré-operatória. Aqui o psicólogo tem a responsabilidade de acolher, investigar a história e o perfil do paciente, realizar avaliações, conscientizar e preparar o paciente.
No segundo momento que chamamos de pós-operatório a prática da psicoeducação continua, é o começo de uma nova fase na vida do paciente, que pode gerar fragilidade, duvidas e inseguranças. O psicólogo como todos os outros profissionais da equipe interdisciplinar, trabalha como fonte estrutural ao paciente.
O curso Obesidade e Cirurgia Bariátrica – A psicologia no pré e pós operatório tem como objetivo capacitar psicólogos para o atendimento psicológico no pré e pós operatório, abordando desde o acolhimento deste paciente, avaliação, psicoeducação e conscientização sobre as mudanças relacionadas à prática da cirurgia.
Realize sua matrícula e estude na maior escola da capacitação para psicólogos do Brasil.
Ciclo CEAP – Há 32 anos capacitando psicólogos em todo Brasil.
www.cicloceap.com.br