Recrutar, selecionar, aplicar testes e dinâmicas, essa é a sua visão sobre o papel do psicólogo organizacional? Então, está na hora de você rever seus conceitos, pois o mercado tem apresentado outras perspectivas de atuação.
A gestão de pessoas tem sido um grande desafio para as empresas, por isso o psicólogo tem sido tão requisitado para atuar nessa área, afinal quando falamos de gerir pessoas estamos falando também de lidar com aspectos emocionais e mentais dos indivíduos.
Sendo o Psicólogo um profundo conhecedor dos comportamentos humanos, este poderá ter ao nível das organizações, sem dúvida, vários papeis associados:
“Catalisador” – Promover e facilitar os processos comunicacionais nas organizações no sentido Down– Top e vice versa, recorrendo a metodologias e a técnicas que visem dinamizar todo este processo, principalmente em situações de Mudança e Enquadramento.
“Assessor” – Sensibilizar, alertar, prestar aconselhamento e coaching ao empresário no sentido de lhe potenciar as competências de Liderança, nomeadamente as que se prendem com a motivação individual e colectiva dos colaboradores, entre outras.
“Consultor” – Quer a tempo inteiro ou em Outsourcing, no sentido de diagnosticar problemas ao nível do Clima Organizacional, necessidades de formação e todo o tipo de disfuncionalidades de ordem sócio afectiva e comportamental que possam por em causa o bom “ambiente” organizacional, assim como, propor soluções e medidas adequadas no sentido de colmatar a problemática diagnosticada, nomeadamente através da formação.
“Técnico” – Proceder ao Recrutamento Externo ou Interno e Seleccionar os melhores RH na óptica do alinhamento da missão da empresa com a Estratégia e Política de RH prevista.
“Avaliador” – Avaliar o desempenho e ajudar o Empresário a gerir as competências, as expectativas e as carreiras dos RH, reconhecendo os talentos e criar mecanismos de compensação que valorizem e potenciem as capacidades dos sujeitos por forma a tornar a organização mais competitiva.
Todas as atividades realizadas por esses profissionais têm como metas atingir o envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores com a cultura da qualidade, aumentar a satisfação dos clientes internos e externos e manter sua credibilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, ele deve ter flexibilidade para trabalhar em equipe, ter visão estratégica, ter boa comunicação, ser generalista, ter espírito crítico e jogo de cintura para entender os anseios da empresa e dos empregados.
Atualmente, as organizações ambissiam um psicólogo organizacional que atua estabelecendo estratégias e consultoria para os vários escalões da empresa, na busca de objetivos de curto, médio e longo alcance, identificando e propondo soluções para problemas que envolvem os recursos humanos, por isso, esse profissional deve se preparar, ser mais aberto, informado, conhecedor do mercado, dos negócios da empresa e das reais necessidades de seus colaboradores. Deve empregar seus conhecimentos de psicologia como diferencial competitivo, sem se limitar a eles. Em fim, Suas atividades requerem, cada vez mais, uma visão do conjunto da organização e do ambiente onde prestará seus serviços.
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Ótimo blog!