Qual tipo de curso é mais adequado para o seu objetivo? - Ciclo CEAP
Normose
NORMOSE… A doença de ser normal
4 de julho de 2022
As Alucinações e os Delírios na Psicopatologia
8 de julho de 2022
Exibir tudo

Qual tipo de curso é mais adequado para o seu objetivo?

Cursos de Capacitação x Cursos de Especialização x Mestrados X Doutorados

Cursos de Capacitação x Cursos de Especialização x Mestrados e Doutorados

Uma coisa é inegável: o psicólogo deve estar sempre estudando. Nossa ferramenta de trabalho é o conhecimento, e ele é praticamente infinito!

Porém, uma dúvida muito comum é sobre qual tipo de curso fazer, e se os cursos reconhecidos pelo MEC são os melhores e os mais confiáveis.

Entenda os principais conceitos e escolha o que for mais adequado para o seu momento

Primeiramente vamos esclarecer sobre os termos usados quando o assunto é curso.

De forma geral, todo curso que é feito após a graduação é um curso de pós-graduação. No entanto, o termo “pós” é comumente relacionado à especialização.

A especialização, segundo orientação do MEC deve ter 360 h mínimas de carga horária e deve ser oferecido por uma faculdade reconhecida. Não existe um reconhecimento específico de todos os cursos de especialização no Brasil, mas sim das instituições que os oferece.

Já os mestrados e doutorados, para funcionar precisam ser reconhecidos pelo MEC, e devem estar vinculados a uma instituição de ensino superior também reconhecida, sendo o título de mestre ou doutor conferido aos alunos que concluírem todas as etapas.

Os cursos de capacitação são cursos livres, normalmente focados em uma área específica do conhecimento, e fornecem informações sobre uma prática associada àquela área. Os cursos de capacitação têm por objetivo fazer com que o profissional adquira conhecimentos para que possa executar de forma atualizada eficaz, as práticas para as quais já está autorizado a exercer através da sua graduação. Estes cursos não precisam de reconhecimento do MEC.

Por exemplo: Um psicólogo já está autorizado a fazer um psicodiagnóstico, mas ele pode não se sentir apto a fazê-lo. Ele procura um curso de capacitação para aprender todos os passos do processo, os testes que devem ser aplicados, como fazer o relatório final e demais necessidades para fazer um bom psicodiagnóstico.

Qual deve ser a sua preocupação?

Resumindo, as pessoas devem se preocupar com reconhecimento pelo MEC apenas para mestrados e doutorados.

Para especialização e capacitação, devem se preocupar com a qualidade da instituição que está oferecendo o curso.

Mas para entender qual caminho seguir na hora de escolher um curso, a pessoa deve examinar quais são seus objetivos.

Se ela quer fazer um curso para obter uma titulação e para seguir a carreira acadêmica formal, o caminho é fazer um mestrado ou doutorado.

Para as pessoas que já sabem bem em que desejam se qualificar, um curso de especialização, ou vários cursos de capacitação focados no seu interesse é a melhor opção.

Lembre-se que um curso de especialização é montado com vários módulos pré-determinados pela equipe que formulou sua grade de matérias.

Já os cursos de capacitação podem ser feitos um a um, de acordo com o interesse e a disponibilidade do aluno. É como se ele escolhesse as matérias de sua formação.

Para as pessoas que querem conhecer várias ferramentas e técnicas para se instrumentalizar e atuar de forma mais segura, as capacitações são mais indicadas.

Como deve ser um curso de capacitação?

Uma boa capacitação deve ter foco, objetividade e deve ser voltada para a prática.

As capacitações normalmente não têm carga horária mínima. Elas são formatadas para ter o tempo necessário para que se possa passar o conhecimento específico proposto. Por isto este tipo de curso costuma ser mais objetivo, com todo o tempo focado no tema, e com orientações para aprofundamento, se for o caso.

Uma capacitação é uma ótima opção para quem quer conhecimento aplicável em pouco espaço de tempo, e também para aquelas pessoas que querem conhecer várias áreas de atuação antes de escolher uma área específica para se especializar.

Tudo depende do objetivo e do momento da carreira da pessoa.

Seja qual for a sua escolha, conhecimento é sempre bem-vindo e a chave para uma atuação segura, efetiva e consequentemente de sucesso.

3 Comments

  1. Leila Fucci Baptista disse:

    Fiz o curso de Técnica e testes de avaliação psicológca em 2007. Houve alguma atualização no curso deste período em diante? Tenho interesse em fazer reabilitação neuropsicológica. Vocês tem esse curso?

    Aguardo retorno breve. Obrigado

  2. Ana Maria disse:

    Tenho interesse por cursos de mediação de conflitos. Onde fazer em São Paulo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.