Reabilitação cognitiva ajuda a tratar dependentes químicos - Ciclo CEAP

Reabilitação cognitiva ajuda a tratar dependentes químicos

Videogames ajuda idosos a manter o cérebro em forma
9 de setembro de 2013
‘Viciados’ em jogos preocupam pais e psicólogos
16 de outubro de 2013
Exibir tudo

Reabilitação cognitiva ajuda a tratar dependentes químicos

Neuropsicólogo mostra como a reabilitação por meio de estímulos como o jogo de xadrez pode ajudar a recuperar habilidades perdidas pelo consumo de drogas

Karina Toledo
Drogas estimulam sistema de recompensa de maneira artificial,assim o cérebro começa a ficar preguiçoso para produzir e liberar dopamina: reabilitação cognitiva pode ajudar a recuperar habilidades

São Paulo – O efeito da maconha, da cocaína e do crack no cérebro e o dano causado por essas drogas em funções cognitivas como memória, atenção, capacidade de planejamento e de tomada de decisões foram os temas de uma palestra apresentada pelo neuropsicólogo Paulo Jannuzzi Cunha, do Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), no World Congress on Brain, Behavior and Emotions.

Durante o evento, realizado em São Paulo no fim de junho, Cunha apresentou dados de pesquisas recentes que mostram como a reabilitação cognitiva – feita por meio de estímulos como o jogo de xadrez – pode ajudar a recuperar parte das habilidades perdidas pelo consumo de drogas e ser fundamental para evitar a recaída de dependentes químicos em tratamento.

Leia a seguir trechos da entrevista concedida por Cunha:

De que forma a maconha, a cocaína e o crack afetam o cérebro?

Cunha – Cada droga tem seu mecanismo de ação particular, mas todas atingem de alguma forma o sistema de recompensa cerebral, que envolve o córtex pré-frontal, a área tegmentar ventral, onde há um conjunto de neurônios responsáveis pela liberação do neurotransmissor dopamina, e o núcleo accumbens.

Quando sentimos prazer – seja por um estímulo físico, como comida, seja por um estímulo emocional –, ocorre a liberação de dopamina na sinapse, que é o espaço de conexão entre um neurônio e outro. Mas não ficamos alegres o tempo todo e, para retornar à situação de equilíbrio, essa dopamina precisa ser recapturada pelo neurônio que a liberou inicialmente. As drogas impedem esse processo de recaptura e fazem com que um excesso de dopamina permaneça na fenda sináptica, estimulando a comunicação entre os neurônios do sistema de recompensa, intensificando e prolongando a sensação de prazer.

Agência FAPESP – De que maneira isso pode ser prejudicial?

Cunha – Como as drogas estimulam muito o sistema de recompensa, mas de maneira artificial, o cérebro começa a ficar preguiçoso para produzir e liberar dopamina. Na medida em que o uso da droga vai se tornando crônico, a pessoa literalmente começa a perder os prazeres da vida e a sensação de bem-estar vai ficando cada vez mais restrita ao uso da droga.

Fonte: Exame
Cursos Relacionados:

 

3 Comments

  1. Muito obrigado pela dica, tudo realmente fz sentido para a recuperação de pessoas que tem este problema.

    https://www.saberamar.com.br

  2. Obrigada pelo artigo. Muito importante nos dias de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.