abordagem humanista
A vida plena é um processo, não um estado de ser
1 de outubro de 2021
orientação profissional
Um psicólogo pode dizer que profissão a pessoa deve seguir?
7 de outubro de 2021
Exibir tudo

Segredo – O desafio ao Terapeuta de Casal

G:\Drives compartilhados\producao\CAMPANHAS_CURSOS\Segredos de Terapia de Casal\Informativo\O desafio ao Terapeuta de Casal

Seja qual for o tema secreto do casal, seja qual for o pedido que lhe fazem em relação ao segredo, lidar com ele na terapia de casal é um desafio complexo para o terapeuta em diversos sentidos.

É um desafio pessoal (muitas vezes o segredo vai exigir do terapeuta um autoconhecimento/autoquestionamento), um desafio em um nível de conhecimento técnico e teórico e um desafio na sua prática.

Talvez mais do que qualquer outro tema com que o terapeuta de casais lida em sua prática, os segredos trazem múltiplos desafios ao sistema terapêutico.

Os segredos, as decisões sobre sigilo e franqueza, além do manejo de informações, estão interligados na trama da nossa sociedade.

Impossível que o casal e o terapeuta  não experimentem ideias e sentimentos paradoxais em relação ao que deve ser mantido em segredo e o que deve ser compartilhado e com quem.  Esse tema merece ser visto e revisto por diversos prismas, pois apesar de tão presente na prática clínica prática, ele não costuma ser parte de conversas, literatura ou pesquisas.

No curso virtual Segredos em Terapia de Casal ministrado pela psicóloga Marisa Verdolin  apresenta recursos da  abordagem sistêmica para o trabalho terapêutico com casais que enfrentam o desafio de lidar com segredo em sua relação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *