UFMG desenvolve vacina curativa para tratamento de dependentes químicos - Ciclo CEAP
Mindfulness
Seminário Gratuito: A prática da TCC baseada em Mindfulness
23 de fevereiro de 2022
PAPO DE PSICÓLOGA
Seminário Gratuito: Papo de PsicólogA
10 de março de 2022
Exibir tudo

UFMG desenvolve vacina curativa para tratamento de dependentes químicos

UFMG desenvolve vacina curativa para tratamento de dependentes químicos

Diferente das vacinas preventivas, o imunizante tem o intuito de reduzir o efeito da droga e contribuir para o tratamento de dependentes de cocaína e crack

Após registro na Anvisa, a vacina será testada em humanos

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu vacina curativa que ajuda no tratamento de dependentes químicos de cocaína e crack. Os estudos começaram em 2015, quando uma molécula foi produzida na instituição. Segundo Frederico Garcia, coordenador do estudo e professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG, quase todos os testes em animais foram realizados para garantir a segurança da vacina.

O próximo passo é registrar o imunizante na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que ela seja usada em humanos. “A gente espera avançar nessas etapas que ficaram restritas por causa da pandemia que fechou a universidade e outros fatores que a ANVISA exige da gente, mas a gente acredita que até o ano que vem começaremos os testes em humanos,” destacou o professor.  

De acordo com Garcia, os animais foram testados tanto na produção de anticorpos, quando o efeito da droga não é sentido, quanto na variação da segurança da molécula. “A gente testou em três espécies diferentes e em doses altíssimas para ter certeza que, quando for passar para os estudos em humanos, eles não tenham riscos”, explicou.

A vacina curativa é diferente dos imunizantes comuns, que geralmente são preventivos. Neste caso, ela tem a função de ajudar no tratamento de dependentes químicos. “A gente imagina que em pessoas que estão fazendo o tratamento e estão dando conta de ficar sem usar a droga é uma arma a mais, porque quando elas consumirem a droga elas não perceberão o seu efeito e isso irá ajudá-las a continuar abstinentes,” disse.

Vacina para gestantes apresenta resultados promissores

Outro estudo coordenado pelo professor é direcionado para gestantes também dependentes das duas substâncias. A pesquisa iniciou em 2018 e a previsão é de que ela seja concluída em cerca de três anos. “O estudo conseguiu mostrar que a vacina faz com que as ratas ganhem mais peso e tenham menos abortos espontâneos, que indicam uma proteção. Além disso, os ratinhos nascem com os anticorpos e não percebem tanto o efeito da droga”, explica.

“A gente conseguiu completar essa fase de prova de conceito, que a gente mostra que ela funciona desta forma. A gente vai começar agora os estudos de segurança, exatamente dando doses muito altas da vacina para ver se as ratas e os fetos não vão ter efeitos colaterais”, acrescenta.

Fonte: https://www.itatiaia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.