Uma perda não vem só - Ciclo CEAP
“Aquilo a que você resiste, persiste” – O Mito de Édipo
20 de janeiro de 2021
Tratamentos eficazes para a depressão
Tratamentos eficazes para a depressão
25 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Uma perda não vem só

Uma perda ela não vem só, ela sempre nos remete a outras perdas.

Uma perda ela não vem só, ela sempre nos remete a outras perdas.

Perdas que ainda não foram elaboradas, perdas que ainda não damos sentido e que muitas vezes perdemos algo aqui e agora, sofremos tanto que só no Tempo vamos ver que estamos chorando por outras dores que a dor de agora evoca.

A morte antecede a vida. Quando nascemos, morremos para o mundo intrauterino e entramos para um mundo mais amplo com um leque maior de possibilidades. O mesmo ocorre quando saímos da infância para a adolescência e assim, sucessivamente, até a morte funerária. Temos os ritos de passagem que marcam bem essas mudanças tão importantes para o desenvolvimento humano. Morremos e nascemos a cada mudança. Essas passagens são vivenciadas como uma situação de crise, que nos impõe limites e possibilidades. Mostram que vida e morte são faces da mesma moeda. Revelam também que um ego forte para viver é um ego forte para morrer.

No curso virtual Tanatologia – Psicoterapia para mudanças e perdas, trataremos das mortes cotidianas e simbólicas, da morte funerária, das situações limite e das mudanças no modo de ser e de estar no mundo.

O curso busca promover uma maior compreensão e encontrar recursos para lidar com a experiência da finitude e sua transcendência sendo relevante para o paciente, seus familiares e profissionais envolvidos no processo.

A crise, tema fundamental da clínica, deverá ser compreendida nas suas fases e nos caminhos para a superação. Um trabalho de luto exitoso nos demonstra a possibilidade de transcendência do ser humano. Criar, ressignificar, construir um novo projeto ao lado do que se foi será o nosso objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.