Palavras de amor
4 de setembro de 2013
Reabilitação cognitiva ajuda a tratar dependentes químicos
25 de setembro de 2013
Exibir tudo

Videogames ajuda idosos a manter o cérebro em forma

Conforme os anos passam, é bem comum que o cérebro humano comece a enfrentar problemas para processar pensamentos, memórias e ações. É triste, mas de acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, já existe uma solução para manter a mente afiada mesmo na terceira idadevideogames que propõem vários desafios ao mesmo tempo.

Liderada pelo neurologista e psiquiatra Adam Gazzaley, a equipe da universidade testou a habilidade de um grupo de 16 pessoas entre 60 e 85 anos de idade com um jogo de direção em 3D. Enquanto conduziam o carro virtual por uma estrada sinuosa, os participantes deviam apertam um botão sempre que um sinal específico aparecesse. Com 12 horas de treino espalhadas durante um mês, a habilidade de reconhecer a placa enquanto dirigiam aumentou consideravelmente entre os idosos envolvidos no jogo. Nos outros dois grupos estudados, em que o desafio era menor (apenas dirigir ou apenas reconhecer a placa) ou não havia jogo algum, nenhuma melhora de desempenho foi registrada.

De acordo com as informações divulgadas pelo periódico científico Nature, os benefícios – que puderam ser medidos também por um aumento na comunicação entre as diferentes regiões do cérebro – se mantiveram durante os próximos seis meses.

Da próxima vez em que alguém reclamar ou te perguntar por que você fica tantas horas na frente do videogame, diga que você está exercitando o cérebrose preparando para a velhice.
Via Mashable | Imagem: Getty Images

Fonte: Super Interessante

 

 

1 Comment

  1. […] da psicoterapia estimular as habilidades cognitivas para conservá-las por mais tempo, e incentivar atividades que melhoram a qualidade de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *