Diante da demanda de atendimentos psicológicos às vítimas do desastre de Brumadinho, surgiu a necessidade dos psicólogos de reciclarem seus conhecimentos no tema relacionado a psicologia das emergências e da redução dos riscos de desastres.
Existe um livro que trata deste tema de forma muito objetiva, e vamos indicá-lo aqui para que os interessados possam se informar.
Autores: Olavo Sant’Anna Filho e Daniela da Cunha Lopes
Editora: Hogrefe
As catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pela ação do homem, sempre fizeram parte da história da humanidade. Considerando a realidade de vulnerabilidade relacionada à ocorrência de desastres, em particular no Brasil, tornou-se evidente a necessidade de uma gestão integrada formada por profissionais inter e multidisciplinares. Nesse contexto, a psicologia, como ciência e profissão, também deve ser protagonista no processo de redução dos riscos de desastres, de modo a aprimorar a atuação dos profissionais para a construção de comunidades mais resilientes, cidades sustentáveis e pessoas mais saudáveis e conscientes. A obra, destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil, oferece diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.
Este livro visa oferecer diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.