Pesquisa alerta sobre acesso de crianças a temas impróprios na web - Ciclo CEAP
Psicologia, gênero e diversidade sexual: desafios profissionais
5 de setembro de 2018
As horas – Filme
27 de setembro de 2018
Exibir tudo

Pesquisa alerta sobre acesso de crianças a temas impróprios na web

Pesquisa alerta sobre acesso de crianças a temas impróprios na web

No Brasil, 22 milhões de crianças e adolescentes usam o celular para pesquisar, jogar e navegar na internet. O problema é que sem supervisão, eles estão tendo acesso a assuntos impróprios para a idade.

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que estuda e organiza a rede virtual no país, mostra que 91% dos jovens de 9 a 17 anos que usam a internet acessam pelo celular. Há cinco anos eram apenas 21%.

Essas trocas gigantescas de informação entre milhões de pessoas ao mesmo tempo às vezes geram comportamentos condenáveis. A discriminação foi o mais lembrado pelos jovens internautas (41%) – principalmente por raça ou cor e aparência física.

Os pesquisadores também detectaram que adolescentes de 11 a 17 anos tiveram contato com assuntos sobre como se automutilar (13%) e sobre como ficar mais magro (20%).

As escolas já perceberam que não dá para concorrer com o celular e a internet, nem condenar o uso deles, afinal a tecnologia ocupa boa parte da vida dos estudantes quando eles vão para casa.

O que muitas escolas estão fazendo é tentar ajudar os alunos a navegar por caminhos mais seguros e evitar as armadilhas da rede.

A pesquisa ouviu quase seis mil pais, crianças e adolescentes de todo o Brasil entre novembro do ano passado e junho deste ano.

Veja aqui orientações do Comitê Gestor sobre o uso seguro da internet.

Cursos psicologia clínica infantil Ciclo CEAP

Fonte site G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.