Indicações de livros sobre psicanálise - Ciclo CEAP
Psiquiatra vai lançar enciclopédia sobre autismo
3 de outubro de 2011
O que é psicoterapia breve?
21 de outubro de 2011
Exibir tudo

Indicações de livros sobre psicanálise

Que tal conhecer mais sobre a psicanálise através de textos de fácil entendimento? Para os interessados em conhecer mais sobre a psicanálise e também sobre as descobertas de Freud segue abaixo algumas dicas de leitura.

– Freud, Além da Alma – Roteiro para um filme
Autor: Jean Paul Sartre
Editora: Nova Fronteira

Resumo do livro: Em 1958, o cineasta americano John Huston – já familiarizado com a obra de Sartre após montar “Entre Quatro Paredes” -, convida o autor a escrever o roteiro de um longa-metragem sobre os anos de formação do pai da psicanálise. Desse convite nasceu este livro-roteiro, uma apaixonada biografia que traça a trajetória dos primeiros contatos de Freud c

om tratamentos neurológicos até o início do desenvolvimento da teoria psicanalítica.

– O Eu e o Id, Autobiografia e Outros Textos

Autor: Sigmund Freud
Editora: Companhia das Letras
Resumo do livro: O volume 16 contém os textos publicados por Freud entre 1923 e 1925, dos quais se destaca O Eu e o Id, um de seus principais trabalhos teóricos, no qual faz a mais detalhada exposição da estrutura e do funcionamento da psique, lançando a hipótese de que ela se dividiria em três partes: Id, Eu (ou ‘ego’) e Super-eu (ou ‘superego’).

– Freud a Conquista do Proibido
Autor: Renato Mezan
Editora: Ateliê Editorial
Resumo do livro: Livro introdutório ao estudo de Freud. Foi escrito originalmente em 1982 para a coleção Encanto Radical da editora Brasiliense. Aqui aparece atualizado, com novas indicações para leitura.

Agora é com você: escolha o livro de sua preferência e embarque na leitura!

zp8497586rq

Os comentários estão encerrados.