O quê é a Psicoterapia Breve? - Ciclo CEAP
Saúde Psíquica e Trabalho: Compreensão, Casos, Diagnósticos e Intervenções
24 de julho de 2012
Tanatologia – Recursos terapêuticos para trabalhar mudanças e perdas
2 de agosto de 2012
Exibir tudo

O quê é a Psicoterapia Breve?

A Psicoterapia breve é um tratamento psicológico que tem como característica principal a ênfase no trabalho com um foco, um objetivo central.

Ela surgiu a partir da demanda de muitas pessoas por um tratamento que fosse mais profundo que um aconselhamento psicológico, mas  com um tempo e uma meta mais definidos.O surgimento da psicoterapia breve veio atender também às condições de vida no momento atual    principalmente falta de tempo das pessoas, a indisponibilidade financeira, e falta de motivação  para um tratamento mais longo.

  É uma forma de terapia com uma aplicabilidade mais abrangente e de custo mais acessível.

Normalmente trabalha-se com um limite de tempo que é definido logo de início  do tratamento   ou depois de algumas sessões.

Esta forma de terapia pode ser aplicada por profissionais de diferentes abordagens como a psicanalítica, a comportamental, a cognitiva, a gestat terapia, enfim, não importa o referencial teórico do terapeuta, e sim o foco em uma problemática específica.

O que se verifica muito comumente neste processo é um comprometimento maior do cliente com o seu processo de mudança, e a terapia, mesmo sendo breve não é necessariamente superficial,     porque não é o tempo,      menor ou maior que define a profundidade de um tratamento,    mas o envolvimento e o  comprometimento do terapeuta    e do cliente com todo o processo.

Este curso de Psicoterapia Breve do Ciclo CEAP vai treinar terapeutas para as particularidades deste processo, de uma maneira bem objetiva, fornecendo recursos práticos para atuação.

——————————–
Conheça as unidades de estudos e matricule-se aqui: Curso Virtual Permanente Psicoterapia Breve.

Vai ser um prazer receber você!

 

1 Comment

  1. bacana a explicação sobrea psicoterapia breve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.