O que é a Síndrome de Fadiga Crônica? - Ciclo CEAP

O que é a Síndrome de Fadiga Crônica?

MORTE – Uma questão muito presente na Psicologia
MORTE – Uma questão muito presente na Psicologia
25 de setembro de 2019
O que mudou na elaboração de documentos escritos produzidos pelos psicólogos
15 de outubro de 2019
Exibir tudo

O que é a Síndrome de Fadiga Crônica?

A “Síndrome da Fadiga Crônica” é caracterizada por uma fadiga prolongada e debilitante acompanhada por vários sintomas inespecíficos e crônicos como dores de cabeça, repetidas inflamações da garganta, dores nas articulações, lapsos de memória, dificuldade de concentração, distúrbios do sono, alergias, cansaço permanente e depressão.

Estes sintomas produzem um efeito chamado de “bola de neve” e passam a ser capazes, por si só, de perpetuar a Síndrome da Fadiga Crônica, mesmo sem um estresse externo.

STRESS - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS

É imenso o alívio e a recuperação da autoestima observada nos portadores da Síndrome de Fadiga Crônica, já à partir do momento em que lhes é revelado que aquilo que sentem, longe de ser um fingimento ou uma forma de fraqueza de caráter é, na verdade, um mal físico passível de tratamento em função do qual elas voltem se sentir pessoas normais e que possam viver de uma forma produtiva e saudável.
Estes sintomas são muito recorrentes nos consultórios psicológicos, e saber fazer um diagnóstico dos sintomas é fundamental para todo psicólogo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.