Você gostaria de ter mais clientes no seu consultório psicológico? - Ciclo CEAP
Os desafios de um consultório de psicologia (saiba como superá-los)
2 de setembro de 2020
A importância dos pais no processo psicoterápico infantil
17 de setembro de 2020
Exibir tudo

Você gostaria de ter mais clientes no seu consultório psicológico?

Infelizmente, os cursos da área de saúde deixam a desejar quando o assunto é mercado de trabalho e empreendedorismo. Os psicólogos, assim como outros profissionais de saúde, terminam a graduação com conhecimentos em psicologia e praticamente nenhum em como fazer a gestão de uma clínica e como fazer com que as pessoas que precisam de atendimento venham para o seu consultório psicológico.

O marketing para o psicólogo

Não se engane. Por mais que você não seja uma loja, está oferecendo serviços para as pessoas. Ou seja, você não é só psicólogo, também precisa entender de vendas de serviços, divulgação, concorrência, criar contatos, fidelidade do cliente, entre outros.

Nem sempre quem se formou na melhor universidade e tem o melhor currículo é que consegue vencer. Quem consegue alcançar os clientes, criar confiança e entregar o melhor valor para eles é quem vai ter mais chances de sucesso. E, para permanecer no sucesso é preciso criar estratégias.

Como dar visibilidade para o consultório psicológico?

Aprenda a definir o público-alvo

Sair atirando para todos os lugares será um grande desperdício de tempo e dinheiro. Nessas horas, planejamento é fundamental e saber qual é o seu público-alvo está dentro dele. Você pode começar fazendo pesquisas sobre qual a idade e o sexo que mais costuma marcar sessões com o psicólogo. Montar uma página no Facebook e observar os gráficos com esses dados é uma boa ideia.

Crie empatia

Se colocar no lugar do cliente é uma estratégia de marketing já bastante conhecida no mercado e de muita importância. Quando você se coloca no lugar de outra pessoa é mais fácil entender quais são as suas principais e mais urgentes necessidades. Pense naquela pessoa que está passando por problemas financeiros, ou com problemas de relacionamento, por exemplo.

Tenha autoridade no assunto

Quer que o seu cliente tenha mais confiança e segurança em você e na sua equipe? Então mostre a ele que você conhece bem sobre o assunto. É o que se chama de ser autoridade no segmento no qual trabalha. Por exemplo: quantas pessoas seguem blogueiras fitness? Elas podem até nem ter graduação na área, mas mostram autoridade no assunto e resultados. As pessoas passam a seguir as dicas que elas passam porque confiam nas informações delas.

Apareça nas redes sociais

Ter uma empresa e oferecer serviços sem aparecer nas redes sociais é o mesmo que não ser visto pelas pessoas. Crie um Instagram e uma página no Facebook pelo menos. Poste dicas todos os dias, numa frequência ideal.

Assim, as pessoas conhecerão melhor o seu trabalho e podem até te indicar para amigos e conhecidos. Ter uma lista de e-mails e enviar dicas, com a autorização deles é claro, também é uma ótima forma de ser visto.

Dê algo que o cliente precisa

Oferecer dicas de maneira aleatória também não vai ajudar muito. Analise quais são os problemas que a maioria das pessoas estão vivendo atualmente. Quais são os seus maiores desejos e vontades? Entregue solução para o seu futuro paciente. Faça ele perceber como o serviço num consultório psicológico pode ser importante para melhorar o dia a dia.

Conheça a solução especial que o Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados de Psicologia criou especialmente para o psicólogo

Gostou das nossas dicas? Então você pode ficar interessado também em ler esse post que fala sobre Como construir uma carreira de sucesso com a Psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.