O marketing é um poderoso aliado para quem sabe usá-lo. Afinal, com o mundo globalizado e tantos métodos inovadores, já era de se esperar que as estratégias de venda se adaptassem às novas tendências. Nesse contexto é que surge o marketing digital, cuja abrangência tem crescido bastante nos últimos tempos, atingindo, inclusive, a área de psicologia!
Mas como usar as estratégias do marketing a favor da psicologia, atraindo mais pacientes e gerando crescimento no mercado de trabalho? Saiba agora, com estas 4 dicas de marketing digital para psicólogos!
Para que você possa oferecer seus serviços, o primeiro passo é atrair pacientes para si. A construção de um site ou blog de autoridade pode ser bastante eficaz, servindo de armazenamento para conteúdos interessantes sobre psicologia e métodos de tratamentos disponíveis.
Mas atenção! Nunca se deve prometer algo, mas, sim, mostrar como aquilo pode melhorar a vida das pessoas no dia a dia.
Invista em artigos que mostrem como a psicologia ajuda nas situações mais comuns do cotidiano de cada um. Dessa forma, muitas pessoas se identificarão com o tema e passarão a acompanhar mais de perto seus serviços.
Além de apresentar materiais que despertem o interesse do leitor, outra dica valiosa é a disponibilização de conteúdos gratuitos no seu site ou endereço virtual. Esses conteúdos servem para que você forme um relacionamento mais próximo e a longo prazo com seus pacientes.
Esses conteúdos podem ser desde videoaulas educativas a e-books ou guias sobre determinado assunto. Com isso, os pacientes poderão até mesmo assinar uma newsletter oferecida pelo site, optando por receber novos conteúdos sobre seu trabalho.
Existe uma gama de redes sociais em atividade nos dias de hoje e elas podem ser um fator importante na a demonstração de seus serviços.
Nelas, você não somente compartilha textos e conteúdos disponíveis em seu site ou blog, mas também se aproxima de seus leitores de forma única e atenciosa, garantindo credibilidade e mostrando segurança aos que te acompanham.
No entanto, as redes sociais não servem apenas para isso. Por meio delas, muitos psicólogos disponibilizam seus horários de agendamento. Alguns até preferem marcar consultas utilizando o chat, por exemplo. Essa é uma ação bastante eficaz e que ganha cada vez mais espaço no mundo virtual.
Consultas presenciais continuam sendo a melhor alternativa para o tratamento psicológico dos pacientes. No entanto, muitos psicólogos estão utilizando videoconferências e bate-papos para contatarem seus pacientes a distância, usando desse artifício como um método complementar ao tratamento ou prestando o serviço de orientação psicológica online, serviço que foi aprovado e normatizado pelo CFP através da resolução 11/2016.
O marketing digital para psicólogos cresce cada vez mais e pode ser um poderoso aliado quando se quer unir credibilidade à praticidade.
No entanto, é bom lembrar que o psicólogo deve manter seu lado ético sempre em primeiro plano, respeitando a todo momento as normas do Conselho Federal de Psicologia e do Código de Ética do Psicólogo.
Não deixe de ver também o post “Como construir uma carreira de sucesso com a psicologia”!