Recrutamento e Seleção é a disciplina da área de Gestão de Pessoas responsável por atrair e identificar os melhores candidatos para as oportunidades em aberto na empresa. Isso é feito por meio de diversas estratégias e ferramentas, de modo a encontrar uma combinação entre as exigências da vaga e as competências técnicas/comportamentais dos candidatos. O objetivo principal é construir equipes de excelência, que tragam sucesso para a organização.
Recrutamento é a primeira etapa do processo e consiste na busca por candidatos em potencial, ou seja, com habilidades,
experiências e conhecimentos desejados para determinada vaga. A procura por candidatos é feita por meio de canais
diversos (candidatura, busca ativa, indicação) para atrair as pessoas mais adequadas a se aplicarem para a oportunidade em aberto.
A Seleção é a segunda parte do processo e tem como objetivo encontrar o melhor candidato para a vaga em aberto. A identificação da
pessoa certa pode ser feita por meio de vários métodos, como entrevistas, dinâmicas, testes de avaliação de perfil, entre outros.
Porta de entrada da organização
É o Recrutamento e Seleção que vai garantir o sucesso da empresa, por meio da alocação do candidato certo para determinada vaga, pois pessoas mal selecionadas são um problema potencial para a área e para o negócio.
Influência
É uma área influenciadora e consultiva que deve ser capaz de antever necessidades e identificar tendências, por meio de levantamento e análise de dados do mercado e da empresa e, desse modo, gerar insumos para a tomada de decisões.
Equipes de alto desempenho
É fundamental contratar profissionais com habilidades alinhadas e complementares às da equipe. Times multidisciplinares, com habilidades individuais em sinergia, geram melhores resultados para a empresa.
Clima Organizacional e Redução de turnover
Contratar o candidato certo para a vaga traz maior probabilidade de satisfação e adaptação ao ambiente e à equipe, diminuindo a ocorrência de conflitos interpessoais e turnover. Quando o candidato certo é contratado, ele tende a permanecer por mais tempo na empresa e isso evita eventuais prejuízos financeiros decorrentes de um turnover elevado.
Embaixador da marca empregadora
É a área que representa a imagem da empresa diante do mercado de trabalho. Tem o papel de transmitir os valores e propósitos da organização e prover uma boa experiência para os candidatos.